terça-feira, 10 de dezembro de 2013

O que é preciso para fazer boas fotos?

Não é raro eu me deparar com pessoas perguntando que equipamento uso e aonde edito minhas fotos. Claro que eu respondo com muito prazer, não tenho motivos para ficar brava com perguntas, afinal eu já tive as mesmas dúvidas. Mas eu sinto que acabam esquecendo que a câmera é só um equipamento, e não a autora da foto em si. Por trás da câmera há um olhar, um enquadramento, um sentimento.
Pensando nisso, resolvi fazer essa postagem para inspirar vocês a fotografarem com o coração. 
O mais importante para se fazer fotos bonitas, em minha opinião, é tirá-las com amor, e não com o intuito de fazer aquela foto parecida com a que você viu em algum lugar, copiar aquela fotógrafa conhecida no flickr, agradar os outros ou algo do tipo. Fotografar é colocar sentimentos naquele clique. Não há um equipamento “receita” para fotos lindas. Duas pessoas com o mesmo equipamento não vão fazer fotos iguais! Porque cada um tem o seu olhar e suas emoções, que devem ser transmitidos na sua foto. 

Eu não estou desvalorizando um bom equipamento. Todos nós, amantes da fotografia, queremos a melhor câmera, a melhor lente, o melhor editor de fotos. Isso não é errado! Mas nós não podemos nos esquecer do mais importante, não podemos deixar que o sentimento se perca por achar que só faremos fotos lindas com a câmera mais cara ou a lente com a maior abertura do mundo pra ter aquele desfoque dos sonhos. 

E também há um outro lado da história, aquele lado das pessoas que fotografam com celular e compactas e se acham melhores que os que possuem DSLR, porque conseguem fazer fotos boas com pouco. Da mesma forma estão querendo dizer que é fácil tirar uma foto linda com uma câmera top de linha, o que não é verdade! Eu não vou escrever um bom texto só por ter uma caneta mais cara, não vou fazer um desenho bonito por meus lápis serem os melhores - não funciona assim. E também não é só porque você usa um celular merreca e faz fotos lindas que é algum deus sagrado ou um milagreiro. Gente, o equipamento nunca vai ser o mais importante! Já vi pessoas fazendo burrice com câmeras que eu sonho em ter um dia, e com lentes que nem o salário do meu pai do ano inteiro poderia pagar. 

Não percam, por favor, a essência de fotografar. Vamos deixar de lado, pelo menos um pouco, essa valorização toda do equipamento e vamos pensar mais em quem está por trás da câmera, no que aqueles olhos viram para chegar até ali e o que o coração sentiu antes de apertar o botão.

Sei que o texto ficou extenso, espero que leiam e pensem no assunto, de verdade!

O que é uma foto bonita pra você?


Comentários no Facebook
12 Comentários no Blogger

12 comentários:

  1. Lindo o post, lindas as fotos e lindo o texto. Concordo com tudo!
    Beijo :)
    http://500daysofsam.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Que blog mais lindo, estou super apaixonada pelo seu cantinho. Adorei o post e acho que fotos legais são aquelas ao ar livre, com um fundo bonito atrás e com boa iluminação. Beijos!
    http://noclosetdelas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. 100% true!

    Amei você ter falado sobre isso!

    ResponderExcluir
  4. Fotografia é tudo isso, sou apaixonada por várias expressões de arte e o que me encanta na fotografia é a habilidade do fotógrafo em transmitir seu estado, opinião e sentimentos em algo que já está pronto, pois na fotografia a criação é muito limitada, mas o resultado pode ser surpreendente. Eu e minha parceira de blog, a Beatriz (principalmente ela) procuramos achar essa essência na fotografia, que as vezes está no modo mais simples de ver as coisas. dê uma olhada lá em nossos olhares de mundo, quem sabe não tem algo interessante.
    http://realidadeilusoriablog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, concordo com tudo que disse! Amo fotografia justamente por isso, o fotógrafo torna mais bonito o que já existe, ou mais "feio" e crítico. Consegue criticar problemas da sociedade apenas com a forma de fotografar, como consegue deixar coisas simples mais lindas!

      Excluir
  5. As fotos ficaram lindas, sempre quis ter talento com fotografia mas sou péssima hahha Adorei o blog! É lindo, delicado, e o conteúdo é muito bom. Já curti a página de vocês :)

    Estou participando do blog, adorei!

    Te convido a participar do meu blog também ;)

    Seria sensacional se você pudesse tirar um tempinho pra ler meu blog e me dizer o que acha, o que eu poderia melhorar nele. Obrigada pela atenção ;)

    http://fashionfolkks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. gosto muito de me preparar bem pra fotos,
    o equipamento é essencial, mas o local p mim é a coisa mais importante,
    lugares bonitos ajudam qlqr foto rs
    bjs

    http://www.modaemlink.com/2013/12/minhas-escolhas-na-persumallcom.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O cenário também é importante, mas o bom uso dele que faz a diferença.

      Excluir